A arquiteta Mariana Stockler explica os prós e contras de cada tipo de material

                  Durante uma obra, é comum surgirem dúvidas na hora da escolha de materiais a serem utilizados. É preciso levar em conta as características de cada um deles para descobrir qual modelo é o melhor para o seu projeto.

As pedras, por exemplo, podem ser naturais ou sintéticas. A arquiteta Mariana Stockler explica que cada tipo de pedra possui características específicas que devem ser observadas. “O mármore é um dos materiais naturais mais nobres, e chama atenção pela aparência elegante. Além disso, é uma rocha resistente ao calor,” diz.  O uso desta pedra é comum em salas e banheiros, mas é preciso levar em consideração que é um material de grande porosidade, sendo mais suscetível a manchas.

Já o granito, que também é uma pedra natural, é mais resistente e durável. “É um material muito resistente a impactos e de fácil limpeza e manutenção, normalmente utilizado em cozinhas. A desvantagem é a pouca variedade de tonalidades claras e, por não ser tão sofisticado, não fica bom em todos os ambientes,” comenta a arquiteta.

Outra pedra que vem sendo muito utilizada é o quartzito, que tem uma aparência semelhante ao mármore. “O quartzito é muito resistente, tolera grandes mudanças de temperatura sem sofrer modificações estruturais ou transmitir calor em excesso.” Mas são poucas as opções de cores e tonalidades disponíveis. “Por ser muito duro e necessitar de uma máquina especial para o corte, poucos locais trabalham com essa rocha,” diz Mariana.

As pedras sintéticas são feitas a partir de rochas naturais e aditivos sintéticos e, por ser um material industrializado, é padronizado. “Podemos encontrar uma infinita gama de cores e acabamentos disponíveis e, além de ser de fácil manutenção e limpeza, é resistente à abrasão, sendo recomendadas para cozinhas e áreas gourmet,” explica a arquiteta. Porém, é preciso estar atento, pois algumas pedras sintéticas não possuem resistência ao calor.

Mariana afirma que as pedras podem ser utilizadas em diversos ambientes da casa e com diferentes finalidades, a questão é avaliar cada projeto individualmente e tomar os devidos cuidados para garantir uma maior durabilidade da peça.

Stockler + Posanske | Studio de Arquitetura

Serviço:

Instagram: @marianastockler.arquiteta

Facebook: @spstudiodearquitetura

Site: www.spstudio.arq.br

(via assessoria)

Compartilhar