Uma da melhores maneiras de se trabalhar o marketing é através de PERFIS e SEGMENTOS. Este é um meio que nos leva ao marketing direto e ao seu propósito: isolar clientes e compradores como indivíduos, desenvolver um relacionamento prolongado para que adquiram benefícios, e a empresa obtenha melhores lucros.
perfis e segmentos
Existem 3 mandamentos principais ao entendimento da metodologia do marketing direto:
1º Mandamento
Quando alguém é isolado como indivíduo, implica, automaticamente, descobrir o que o diferencia dos outros indivíduos. É possível identificar quais peculiaridades o acompanham. Ao falar com ele como indivíduo, utilizando o conhecimento adquirido, baseado no seu relacionamento, você será capaz de fazer apelos mais convincentes.
Todas as informações sobre os clientes devem ser armazenadas em um banco de Dados.
2º Mandamento
Você pode construir um relacionamento duradouro oferecendo-lhes serviços e produtos que os agradem, baseando-se no que aprendeu a respeito dessas pessoas. Isso iria uni-los a você por um período mais longo.
A captação ou recrutamento de clientes é o que se torna mais caro nas atividades comerciais. Quanto mais tempo puder mantê-los, melhor.
3º Mandamento
É a habilidade de testar para medir a resposta de determinados indivíduos a determinadas mensagens em determinadas épocas. Você pode descobrir o que interessa e o que não interessa, o que funciona e o que não funciona. Além disso, ao proceder assim, você pode realizar novos testes e melhorar constantemente a eficiência de suas atividades. Poderá fazer investimentos em situações de maior retorno.
Estudar o PERFIL fará com que você possa agrupar indivíduos com as mesmas características, formando grupos de pessoas com semelhantes propósitos e preferências – termo denominado de SEGMENTOS.

  • Você será capaz de fazer apelos de vendas mais convincentes.
  • Você poderá construir um relacionamento duradouro.
  • Você poderá oferecer produtos e serviços que os agradem, produzindo maior estabilidade e fidelidade.
  • Você poderá desenvolver a habilidade de “testar” para medir a resposta de determinados indivíduos a determinadas campanhas ou mensagens. Descobrir o que funciona e o que não funciona.
  • No relacionamento comercial, o que se torna mais caro é a “captação” ou “recrutamento” de clientes. Quanto mais tempo puder mantê-los, melhor.
  • Poderá investir o seu dinheiro no que lhe der maior lucro.

“O SEU DATABASE MARKETING É O SEU TESOURO DE PESSOAS.

O FUTURO DE SUA EMPRESA ESTÁ NO QUE VOCÊ

FARÁ COM ELE!”

 

Compartilhar