Shirakami-Sanchi
Divulgação

Projeto #JHSPONLINE destaca o Japão de hoje por meio de conteúdo diverso que inclui arte, cultura e tradições

                São Paulo, outubro de 2020 – O Japão e suas muitas vertentes têm espaço garantido nas atividades e conteúdos apresentados pela Japan House São Paulo por meio da #JHSPONLINE, que apresenta diariamente nas redes sociais da instituição, curiosidades, conceitos, informações e atividades, propondo uma viagem pelo arquipélago nipônico. Para o período entre 05 e 08 de outubro, foi preparada uma programação inspiradora.

Em 05/10, a instituição inicia uma abordagem sobre alguns dos sítios naturais japoneses reconhecidos como patrimônio da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura) que tem como um dos objetivos estimular a identificação, proteção e preservação desses patrimônios da humanidade. O primeiro a ser revelado nesta série “Patrimônio Mundial Natural do Japão” é o Shirakami-Sanchi, região montanhosa ao norte do Japão, onde está localizada a última floresta de faia nativa do país.

No dia 06/10, às 16h, acontece mais uma “Conversa com Educativo”, desta vez, explorando um pouco mais sobre o Ma, conceito traduzido como uma ideia-sentimento fortemente presente no cotidiano japonês. A partir do diálogo, será investigado como ele se manifesta em diferentes linguagens artísticas e como pode inspirar a todos a se relacionar de maneira diversa com a arte. Falando em arte, a música preenche a programação no dia 07/10, com o conteúdo especial em vídeo com o músico Yuzo Akahori sobre o Shamisen, destacando este instrumento musical de cordas, muito tradicional no Japão e que ganhou popularidade ao longo dos anos, por estar presente em ocasiões que vão das apresentações de rua até espetáculos de teatro kabuki. O músico fará também uma demonstração de sua composição original, Kesshin.

E para encerrar a semana, no dia 08/10, a cultura do esporte e da dança ganha destaque em Undokai, tradicional gincana esportiva organizada anualmente pelas escolas japonesas, incluindo ao longo de um dia, jogos e apresentações de dança com a participação de alunos, professores, pais e toda a comunidade, unindo atividades que podem também ser feitas em casa com toda a família como o Tsunahiki, cabo de guerra ou o スプーン レース (Spoon Race), conhecido aqui por Corrida do Ovo.

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:

Site: https://www.japanhousesp.com.br/

Facebookwww.facebook.com/JapanHouseSP/ 

Instagram: @japanhousesp

Twitter: //twitter.com/japanhousesp 

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

Compartilhar