Dr. Sivan Mauer, médico psiquiatra especialista em transtornos do humor, é destaque no portal internacional American Psychiatric Association com o painel “Encefalopatia traumática crônica: desafios para a psiquiatria”

            CURITIBA – A encefalopatia traumática crônica (CTE), doença degenerativa progressiva do cérebro que ocorre após trauma craniano repetitivo, é uma condição cada vez mais importante para laudos da neuropsiquiatria. Ela é tipicamente vista em esportes de alto impacto, como em boxeadores, lutadores de MMA e até jogadores de futebol. Os sintomas incluem psicopatologia inicial do humor, como depressão e manias, com comprometimento cognitivo leve que eventualmente piora para demência total.

Por se tratar de um tema extremamente relevante, o American Psychiatric Association, maior portal de psiquiatria do mundo, acaba de destacar o painel “Chronic Traumatic Encephalopathy: Challenges for Psychiatry” (“Encefalopatia traumática crônica: desafios para a psiquiatria”, em português), realizado por três pesquisadores de renome internacional no campo psiquiátrico, entre eles o curitibano Sivan Mauer. No site www.psychiatry.org é possível ter acesso ao painel completo e ao vídeo de sua apresentação oficial, que aconteceu no ano de 2019, no Congresso Americano de Psiquiatria, realizado em São Francisco, na Califórnia (EUA).

“O nosso painel tinha sido eleito como um dos grandes destaques do Congresso Americano de Psiquiatria. Agora, sua inclusão no maior portal de psiquiatria do mundo nos deixa ainda mais orgulhosos. É extremamente gratificante ver o nosso trabalho reconhecido por profissionais de todos os cantos do planeta”, comemora o Dr. Sivan Mauer, que apresentou o painel “Chronic Traumatic Encephalopathy: Challenges for Psychiatry” ao lado do Dr. Nassir Ghaemi e da Dr. Amanda Woerman.

Sobre o Dr. Sivan Mauer

O Dr. Sivan Mauer é médico psiquiatra especialista em transtornos do humor. Possui residência em Psiquiatria pela Clínica Heidelberg e em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital Pequeno Príncipe. É mestre em Pesquisa Clínica pela Boston University School of Medicine e doutor em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Dr. Sivan Mauer é Clinical Professor na Tufts University School of Medicine, de Boston (EUA). Como pesquisador, publicou diversos trabalhos em renomadas revistas cientificas. Além da prática privada exercida em São Paulo e Curitiba, é diretor clínico da Clínica de Psiquiatria Riverside, localizada na capital paranaense.

Para mais informações sobre o painel, acesse o site https://www.psychiatry.org/.

 

Compartilhar