Plataforma de gestão de negócios da alimentação e novas mídias, que tem à frente chef e empreendedora paulistana, reunirá time de peso para estreia de cursos online. Dentre os convidados nomes como André Mifano, Bel Coelho, Paula Labaki e Benny Novak compõem a rodada inaugural de aulas, com próxima masterclass realizada ao vivo no dia 26 de maio.

Foto: André Ligeiro – Re Cruz, empresária e fundadora do Foodness

 

São Paulo, maio de 2020 – Quando se fala em restaurantes, confeitarias, bares, lanchonetes e outros negócios que envolvem alimentação, pouco se discute sobre a gestão desses empreendimentos. Muitos são os desafios que os empreendedores, chefe e gestores enfrentam no mercado gastronômico. Segundo a Abrasel, (associação brasileira de bares e restaurantes) 40% dos restaurantes encerram suas atividades antes do primeiro ano de vida.

*     *     *     *     *

Acompanhe essas e outras notícias na programação da Rádio PR 41 através do portal de notícias www.paranaimprensa.com.br

Ou acesse o site da  RÁDIO PR 41 –  https://www.radiopr41.suaradio.club/

*     *     *     *     *

Foi a partir da experiência bem sucedida do seu próprio restaurante e buffet – que com uma gestão despreparada, levou um case promissor à quase falência – que a chef e empreendedora paulistana Re Cruz desenhou o Foodness: plataforma multimídia de gestão de negócios da alimentação e novas mídias, que tem como missão oferecer conteúdo e ferramentas testados na pratica, para empreendedores do ramo gastronômico. O guarda-chuva do negócio inclui consultoria, mentoria, podcast e cursos online, no formato de master classes, que reunirão os principais players quando o assunto é comida, gestão e comunicação.

Com um planejamento de conteúdo reunido sob curadoria e o olhar atento de Re Cruz, o Foodness estreia neste mês de maio uma série de cursos online com especialistas convidados – nomes importantes com histórias de sucesso e grandes aprendizados que se transformaram em negócios promissores – com o intuito de proporcionar um conteúdo rico e detalhado às realidades dos interessados pelas aulas, que acontecerão em dois formatos: encontros ao vivo, que buscam promover um território fértil de networking com trocas de experiencias e informações (depois da aula, a gravação fica à disposição do cliente para ser revista por três meses na plataforma) e também na opcão on demand, com aulas gravadas previamente.

Inaugurando uma nova rodada de cursos inéditos, o chef André Mifano, do Lilu, ensinará no dia 26/5, o passo a passo sobre os processos, estudos e aprendizados para a “Implantação de um delivery inteligente”, uma abordagem oportuna para o momento de readequação dos negócios da alimentação. Em seguida, a próxima masterclass será facilitada pela própria curadora Re Cruz, que carrega na sua bagagem o desenho, implementação e consultoria para bares e restaurantes como o seu Amici – fundado  em 2009, um case de sucesso que lhe rendeu o premio de melhor comfort food por uma publicação nacional em 2010 -,  e clientes como Periquita, De Betti, Casa Natura, Greentable, para citar alguns, com o tema “Precificação de pratos e produtos”, no dia 28/5, às 16 horas.

Iniciando a programação do mês de junho, no dia 01/06 a chef Bel Coelho apresenta em detalhes os processos da jornada criativa na construção de um menu com o curso “Processo criativo na construção de um cardápio”. Dando sequencia à programação especial, no dia 02/6 o empresário Benny Novak, dono do Ici Bistrô, realizará o curso “Afinal o que é um bistrô? Conceito e histórias com Benny Novak”, uma imersão no universo dos bistrôs e no repertório de um dos principais representantes da gastronomia contemporânea. Completando o quinteto inicial, Paula Labaki assina a masterclass sobre “Ferramentas e estratégias para ganhar dinheiro com Churrasco”, no dia 09/06, sempre às 16 horas.

O valor de cada curso é de R$ 367,00, que podem ser parcelados em até 12x no cartão ou à vista no boleto bancário e as inscrições são feitas através do site: https://www.somosfoodness.com.br/cursosaovivo. Com as primeiras turmas formadas, a plataforma de cursos do Foodness pretende seguir no segundo semestre com uma programação de master classes inéditas, além dos sucessos da “casa”. Abaixo a programação e detalhes da primeira rodada:

 

“IMPLANTAÇÃO DE UM DELIVERY INTELIGENTE”, COM ANDRÉ MIFANO – 26/05 às 16h00

O delivery se tornou um dos únicos meios de bares e restaurantes operarem durante a crise. Contudo, o formato demanda atenção, planejamento e estratégia para que seja rentável, atrativo e que chegue com qualidade a casa do seu cliente. André Mifano, chef do Lilu estava com o seu delivery em planejamento e criou um curso com todos os processos, estudos e aprendizados para te ajudar com o seu negócio.

 

Foto: André Ligeiro – Re Cruz, empresária e fundadora do Foodness

“PRECIFICAÇÃO DE PRATOS E PRODUTOS”, COM RE CRUZ – 28/05 às 16h00

Re Cruz é chef de cozinha, empresária e fundadora do Foodness, plataforma dedicada a conteúdos e cursos de gestão para negócios de Gastronomia. Formada nos cursos de Hotelaria e Gastronomia pelo SENAC, com especialização na renomada Lenôtre, em Paris. Neste curso, ela vai falar sobre precificação de pratos e produtos à parir da análise de CMV, custos fixos, custos de operação entre outros e te ajudará a descobrir se você está realmente cobrando seu produto de forma correta.

 

Foto: Divulgação – Bel Coelho

“PROCESSO CRIATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM CARDÁPIO”, COM BEL COELHO – 01/06 às 15h00

A jornada criativa na construção de um menu através dos olhos de uma das mais renomadas Chefs de cozinha do Brasil. Nesse curso, Bel Coelho te guia pelo passo a passo do processo, além de apresentar estruturas de conceito entre um menu a la carte e um menu degustação. Narrativas, referências e inspirações, tudo o que você precisa transformar a sua verdade na cozinha para uma experiência no prato do seu cliente.

 

Foto: Divulgação – Benny Novak

“AFINAL O QUE É UM BISTRÔ? CONCEITO E HISTÓRIAS”, COM BENNY NOVAK – 02/06 às 16h00

O conceito é um dos ingredientes mais importantes na construção de um negócio. Nesse curso o chef e empresário Benny Novak, dono do Ici Bistrô, casa que tem quase 20 anos de histórias, explica as características, estruturas e serviços desse formato e conceito. Além disso Benny divide as histórias dessa trajetória, adaptações e aprendizados.

 

Foto: Divulgação- Paula Labaki

“FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS PARA GANHAR DINHEIRO COM CHURRASCO”, PAULA LABAKI – 09/06 às 16h00

Você é apaixonado por churrasco e tem ou está pensando em abrir um negócio de carne? Convidamos a Chef Paula Labaki, uma das maiores assadoras do pais, e também empreendedora para te guiar no passo a passo desse sonho. O que era uma diversão pode virar seu principal negócio, mas pra isso você precisa estruturar o seu conceito e formato de trabalho, definir metas, entender margens e formatar seu plano de negócios. Se você quer dar esse passo com a ajuda de quem entende e muito do negócio, esse curso é pra você.

Sobre o propósito do negócio e como percebe a iniciativa e o mercado em meio a pandemia, Re Cruz ressalta que “o Foodness nasceu para ajudar as pessoas. Somos uma plataforma de conteúdo de gestão através do prisma de quem empreende, põe a mão na massa. Sempre esteve nos meus planos trazer profissionais do mercado para cada um falar daquilo que mais entende, mais domina e mais gosta. A possibilidade de levar esse conhecimento para as pessoas em meio a uma pandemia e com nomes tão importantes é muito especial” finaliza a chef e empreendedora.

 

SOBRE RE CRUZ:

Re Cruz empreende desde os 16 anos. Curiosa e apaixonada pelas diferentes culturas do mundo, já sabia quando pequena que queria estudar muito, viajar aos montes, experimentar um pouco de tudo, comer bem. Não deu outra: estudou hotelaria, gastronomia e logo estava fora do Brasil. Em 2008 desembarcou em Paris para estudar na Lenôtre, a convite do chef Phelippe Gobet, uma importante escola que lhe conferiu repertório cultural, gastronômico e fôlego importantes para abrir seu segundo segundo negócio, o restaurante e buffet de comfort food Amici.

O negócio lhe rendeu louros: foi indicada como chef revelação, ganhou prêmio da revista Época São Paulo, assinou o cardápio de vôos nacionais da TAM, executou cattering dos principais eventos de moda, entretenimento, corporativos e afetivos do país, faturou muito, perdeu muito, aprendeu bastante. Com a bagagem reunida, as lições aprendidas durante longos nove anos e já com o negócio revisto e rebatizado de Re Cruz To Go, descobriu sua verdadeira vocação: compartilhar experiência, criar laços, construir histórias, comunicar idéias.

Nascia em 2019 o Foodness, plataforma de gestão de negócios da alimentação e novas mídias, que tem como propósito reunir a partir de diferentes produtos e entregas empreendedores, especialistas, alunos, formadores de opinião e interessados em abrir um negócio no setor. E é neste mês de maio que Renata apresenta para o mercado o seu novo e tão esperado projeto, a série de cursos online que reunirá os players do cenário nacional, amigos e colegas próximos, com o intuito de fazer o que acredita ser a sua missão de vida: disseminar informação e ideias. Ela segue empreendendo.

Serviço:

Inscrições: https://www.somosfoodness.com.br/cursos

Valor:  R$ 367,00 em até 12x no cartão ou à vista no boleto bancário.

Atendimento por Whatsapp: (11) 94196.0186

atendimento@somosfoodness.com.br

Compartilhar