De casa nova e com previsão de mais um recorde de participantes, a 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, promete trazer ainda mais novidades sobre as soluções para as cidades inteligentes do mundo todo.
A cada edição, o evento cresceu em número de expositores, palestrantes, participantes e negócios realizados. Começou, em 2018, com 5,4 mil participantes, em dois dias. Em 2024, com três dias de fórum, triplicou o número de participantes, com o recorde de 16,8 mil pessoas.
Por três dias, a Ligga Arena, estádio
do Athletico Paranaense, no Água Verde, vai ceder espaço às discussões
sobre tecnologias, inovação, conectividade e sustentabilidade.
Representantes de diversos órgãos da
Prefeitura e da organização do evento se reuniram na tarde desta segunda-feira
(20/1) com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico
e Inovação, Paulo Martins. No encontro, foram compartilhadas experiências das
cinco edições anteriores do evento já realizadas na capital. Além disso, o hub
de inovações iCities apresentou os preparativos em andamento para a realização
do Smart City Expo 2025, que será na Ligga Arena, no Água Verde. Também foram
definidos os próximos passos da organização para o evento, que incluem uma
visita técnica à Ligga Arena.
“Deixo meus parabéns a todos que
participaram da construção do Smart City Expo Curitiba até aqui. E destaco que
nosso desafio como Prefeitura é fazer ainda melhor, de forma ainda mais
integrada. Com a qualidade da nossa equipe, tenho certeza de que faremos um
grande trabalho”, destacou Martins.
O vice-prefeito destacou ainda que os
três dias do Smart City Expo Curitiba 2025 são uma grande oportunidade
para Curitiba se firmar como anfitriã de eventos internacionais. São esperados
participantes de pelo menos 50 países.
Participaram da reunião o secretário do
Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Agência Curitiba de
Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o assessor chefe de Relações Internacionais
e coordenador do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; a assessora do
gabinete do prefeito Tatiana Turra; o secretário municipal da Comunicação
Social, Marc Sousa; a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de
Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme; a superintendente do Instituto Municipal de
Turismo, Edle Tatiana Lessnau de Figueiredo Neves.
Casa nova
Este ano, o Smart City deixa os 5 mil
m² do Centro de Eventos do Parque Barigui para tomar conta dos 25 mil m² da
Ligga Arena, tornando-se o primeiro evento com chancela da Fira Barcelona
realizado em um estádio de futebol.
“Nos últimos anos, a cidade construiu
um ecossistema de inovação que está entre os melhores do mundo, despertou seu
potencial para o turismo, que estava adormecido. Se no Barigui conseguimos nos
tornar o segundo maior evento de Smart City da Fira Barcelona, com cinco vezes
mais espaço e todo esse reconhecimento internacional da cidade, ninguém nos
segura: vamos expandir exponencialmente.”, disse o sócio fundador do iCities,
Beto Marcelino.
Smart City Expo
Curitiba
O Smart City Expo Curitiba é a versão
brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo,
o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira
Barcelona. A convenção mundial, na Espanha, reúne mais de 25 mil
participantes de 150 países.
Desde 2022, o evento em Curitiba é o
segundo maior da franquia e, no total, já recebeu 54,1 mil visitantes. O
Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona, apoio da
Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei).
Comentários
Postar um comentário