Instituto Incanto realiza jantar de captações anual para 300 convidados

 

Divulgação/Instituto Incanto.

Com o tema Asas para Transformação, o encontro reuniu algumas das principais empresas patrocinadoras e parceiras de programas de responsabilidade social no Paraná 

Nesta terça-feira (03/09), o Instituto Incanto realizou o seu 3º Jantar de Captações anual, com o tema "Asas para Transformação: uma vida por vez". O evento reuniu 300 convidados no Clube Concórdia, em Curitiba, entre empresários, advogados, arquitetos e demais apoiadores. Uma celebração da solidariedade e engajamento social, que contou com a presença de algumas das principais empresas patrocinadoras e parceiros de programas de responsabilidade social no Paraná. 

A noite contou com apresentações artísticas de canto, circo, coral e orquestra, todas realizadas por crianças e adolescentes beneficiados pelos projetos de extensão, dos assistidos que mais se destacam em determinadas oficinas, do Instituto Incanto. O evento teve como mestre de cerimônia o apresentador Gui Santana, e contou com a presença da atriz e embaixadora do Instituto, Letícia Sabatella, que trouxe reflexões sobre o poder transformador da arte na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Reconhecimento e Homenagens 

Na foto Camila Casagrande, CEO e fundadora do Incanto e Artur Grynbaum, vice-presidente do conselho do Grupo Boticário.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem a Artur Grynbaum, vice-presidente do conselho do Grupo Boticário. Uma placa de reconhecimento foi entregue junto com 12 velas pelas mãos do próprio fundador da Grupo e presidente do conselho, Miguel Krigsner.
As velas simbolizam as luzes de esperança nas vidas das crianças que o investimento recorrente do Grupo Boticário, patrocinador master do Instituto Incanto e ouro do evento, proporciona. O Madero, como patrocinador prata, e a Senff, patrocinadora bronze, também foram reconhecidos por suas importantes contribuições e apoio à 3ª edição do jantar. 

O reconhecimento foi estendido a todos que participam anualmente, seja doando esporadicamente, seja por meio de leis de incentivo ou por meio da Nota Paraná. A noite também enalteceu cada um dos apoiadores do jantar: Supermercados Festval, Clube Curitibano, Saly Gignon design de eventos, Bradock segurança, Única fechamentos, SR Estacionamento, Plantas 1000, ME Movelaria, DJ Saga, Elegance gastronomia, Hotéis Deville, Promonta serviços de comunicação visual, Iluminação Curitiba, Frelon, Amorizar ateliê, Miniart,Ótima e Roni Nascimento.   


Sonhos e realidade: a missão do Instituto Incanto 

Foto: Divulgação/Incanto.  
Camila Casagrande, presidente do Instituto Incanto e oriunda de uma comunidade carente, emocionou os presentes ao compartilhar sua trajetória e a história do Incanto, que começou há 7 anos. "Quando comecei o Instituto, não tinha ideia de que faríamos tudo o que já realizamos. Hoje, estamos aqui celebrando com 300 pessoas tudo o que conquistamos em termos de transformação social", disse Camila, ressaltando a importância de sonhar e trabalhar para materializar esses sonhos. 
Ela descreveu o trabalho realizado na sede do Instituto Incanto de segunda a sábado e em campo nas mais de 30 ONGs parceiras, que atuam para mudar a realidade de algumas das 350 favelas existentes em Curitiba. O encontro também destacou os números estaduais e nacionais: 1.300 favela no Paraná e mais de 14 mil no Brasil.  

Camila falou sobre a importância do voluntariado para o sucesso da ONG. Com 106 voluntários dedicando seu tempo, além de 50 colaboradores fixos, entre professores e administradores, o Instituto Incanto tem conseguido promover transformação na vida de mais de 1.200 crianças e adolescentes. 
Outro reconhecimento especial foi dado à vice-presidente Rosimeri da Silva, descrita por Camila como uma "mulher guerreira que luta todos os dias contra os obstáculos que a vulnerabilidade social nos impõe". A força e determinação de Rosimeri foram aplaudidas por todos os presentes. 

André Caldeira, membro do conselho do Incanto e CEO e fundador do Grupo PRO também esteve presente na cerimônia. Seu trabalho realizado de mentoria com a Presidente do Instituto Incanto fez toda a diferença na profissionalização do Instituto e permitiu que a ONG alcance uma importante parceria: ser a única instituição hoje acelerada no Paraná pela gigante do ecossistema de desenvolvimento social Gerando Falcões.  

Impacto e meta para o futuro 

O jantar foi uma oportunidade para refletir sobre o impacto social do Instituto Incanto. Em 2024, o Instituto já realizou mais de 5 mil atendimentos, e a meta até o final do ano é alcançar 1.500 pessoas. A importância de sonhar e acreditar em um futuro melhor foi um tema recorrente, com a famosa frase de Raul Seixas sendo citada: "Um sonho que se sonha só é só um sonho. Mas o sonho que se sonha junto é realidade." 
Durante a cerimônia, Emilio Morschel, presidente do conselho do Instituto Incanto, expressou sua gratidão por poder apoiar um projeto tão transformador. "É um privilégio fazer parte deste maravilhoso projeto, que com certeza tem feito a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes", afirmou. 
 
Olhar para o futuro: a importância da arte e educação 
Foto: Divulgação/Incanto.  

Letícia Sabatella, em seu discurso, reforçou a importância da arte como um espaço de transcendência e resistência, onde crianças e adolescentes podem encontrar uma forma de expressão que vai além das dificuldades do cotidiano. "Olhar para uma criança, para uma pessoa que tem um espaço de expressão, seja num trapézio, num instrumento, é dar a ela a chance de ser vista. Significa não precisar pegar uma arma na mão, ou uma pedra, para ser vista. Uma vida com mais amor e solidariedade é possível", declarou a atriz. 
 
Na apresentação de canto junto com as crianças, aliás, houve a participação de Barbara Moura, conhecida artisticamente como Fanieh. Atriz e arte-educadora, ela faz parte de uma família com história na responsabilidade social. Seu avô fundou nos anos 90 um Instituto em Guaianases (SP). Hoje com a tia Danielle Luzia à frente do Instituto Izaías Luzia, a família mantém o legado.  
A participação na Universidade de Líderes, evento promovido pela Gerando Falcões, permitiu que as presidentes dos dois institutos – Incanto e Izaías Luiza – se conhecessem. Foi onde surgiu então uma grande amizade e troca de experiências. “É uma rede muito grande, à distância os líderes se apoiam muito. Eu venho de São Paulo, trago um pouco do que eu tenho lá e agora volto daqui para São Paulo levando um pouco do que tem aqui, essa troca é superlegal”, conta Fanieh, que pelo segundo ano participou do jantar.  

O evento foi encerrado com um pedido emocionado de Camila Casagrande para que todos continuem apoiando o Instituto Incanto. "Eu nunca vou soltar a mão do Incanto, e peço que vocês não soltem a minha mão também. Transformar sonhos em realidade é responsabilidade de todos nós. É um ato de coragem", concluiu. 
A noite foi uma celebração não apenas dos resultados alcançados, mas do potencial ilimitado que o Instituto Incanto tem para transformar vidas. A mensagem central do evento ficou clara: com coragem, ousadia e um sonho compartilhado, o impossível não existe. 

via assessoria

 

Comentários