Expedição Voz dos Oceanos-Rota Brasil, com Família Schurmann, visita Paranaguá e Ilha do Mel na próxima semana


divulgação/Voz dos Oceanos

Vilfredo Schurmann e tripulação retornam ao mar com destino ao Rio de Janeiro para encontro do G20, em novembro, quando serão entregues às autoridades mundiais mensagens coletadas junto à sociedade civil durante o trajeto


 Publicado por 

Willy Schumann


          São Paulo, 19 de setembro de 2024 - Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann, e que conta com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), chega a Paranaguá (PR) e Ilha do Mel na próxima semana para uma nova etapa da sua jornada marítima, a Voz dos Oceanos - Rota Brasil, que conta com o apoio nacional da Santos Brasil.

 

Em 2024, essa nova expedição percorrerá o litoral brasileiro por 90 dias. A navegação começou por Florianópolis no dia 10 de setembro, e acontece a bordo de uma segunda embarcação da iniciativa, trazendo foco para a costa brasileira. Capitão Vilfredo Schurmann e tripulação Voz dos Oceanos já estão no Vitória Régia, um veleiro de 18 metros de comprimento feito à mão em Belém, no Pará, (capital-sede da COP30).


Vilfredo Schurmann a bordo da nova Expedição Voz dos Oceanos - Rota Brasil pela Costa Brasileira

Crédito: divulgação/Voz dos Oceanos

 

As cidades que fazem parte da rota são: Florianópolis, Itajaí, São Francisco do Sul (SC); Paranaguá e Ilha do Mel (PR); Santos, Ilhabela e Ubatuba (SP); Paraty, Angra dos Reis/Porto Frade, Ilha Grande e Rio de Janeiro (RJ), com chegada para o encontro do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro – quando ecoará diversas vozes da sociedade civil em mensagens coletadas durante a jornada para serem entregues às autoridades presentes. Por onde passar, a tripulação coletará mensagens de ambientalistas, estudantes, educadores, líderes de iniciativas e ONGs e de representantes da sociedade civil, formando um mural a bordo – o Ecoando Vozes – até a chegada ao Rio de Janeiro.

 

Em 2025, a Voz dos Oceanos retoma a Rota Brasil partindo do Rio de Janeiro para Belém (PA), onde deverá encontrar com o veleiro Kat, que concluirá a jornada internacional e a primeira volta ao mundo da Voz dos Oceanos. Vale lembrar que, em pouco mais de dois anos, com a primeira etapa da expedição marítima, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Só no Brasil, Voz dos Oceanos percorreu quase toda a costa nacional, de Santa Catarina ao Pará, incluindo uma navegação pelos rios da região amazônica.


divulgação/Voz dos Oceanos

 

Sobre a Voz dos Oceanos


Uma Voz de grande impacto e alcance mundial 


Voz dos Oceanos inclui uma expedição marítima com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, que já navegou por quase toda a costa brasileira (de Santa Catarina ao Pará, incluindo uma jornada pelos rios da região amazônica), a região do Caribe, grande parte do litoral leste dos Estados Unidos, México, Canal do Panamá, Polinésia Francesa até chegar na Nova Zelândia, concluindo a primeira etapa da missão. Em pouco mais de dois anos, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Paralelamente, também encontrou em todos os locais por onde passou até o momento, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. Durante essa primeira etapa, Voz dos Oceanos impactou, por exemplo, mais de 62 milhões de pessoas via Instagram, mas de 48 milhões de espectadores por mês via produções veiculadas pela Globo e mais de 45 milhões de participantes de palestras e lives no Brasil e nos Estados Unidos. Entre as ações realizadas, supera a marca de 30 limpezas de praias ao redor do mundo, ultrapassando 40 toneladas de resíduos retirados das areias.


 

Sobre a Santos Brasil:


A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 26 anos para operar o Tecon Santos (SP), um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.

 

via assessoria


 

Comentários