Utilizando o processo de letterpress, com maquinário da década de 1960, iniciativa incentiva produção gráfica artesanal
O letterpress é um processo gráfico de impressão manual em papéis especiais. Era o processo amplamente utilizado para impressão até o início da década de 1960. Com a evolução da indústria gráfica, caiu em desuso. Recentemente ressurgiu, com a valorização dos processos artesanais e a procura por projetos sofisticados e exclusivos. Para ensinar sobre essa técnica, a Alma Gráfica promove oficinas práticas no ateliê comandado pelos designers Carolina Corção e Ale Magnere. Lá é possível conhecer técnicas, produzir cartazes utilizando matrizes modulares, criar e misturar as tintas e fazer a impressão utilizando uma máquina Vandercook, de 1951.
“A impressão é direta no papel, como a gravura, e cada matriz recebe uma cor. Essas matrizes, feitas de metal, são colocadas na máquina tipográfica, e com os rolos entintados, imprimem ressionando o papel. A simplificação da técnica traz elegância”, descreve o designer e gráfico, Ale Magnere.
Na oficina é possível aprender sobre o processo tradicional e como aliar essa técnica ao que existe hoje de tecnologia gráfica e artística. Conhecer os processos da escolha de papéis, sobre cores, misturas de tintas e como formar layout com clichês modulares. Todo o modo de produção é mostrado passo a passo, desde o processo criativo, elaboração de layouts até a impressão e finalização.
Serviço:
Alma Gráfica
Rua Eduardo Geronasso, 784 - Curitiba - PR
Tel: +55 41 92003.9304
@almagrafica.letterpress
www.almagrafica.com.br
Inscrições: https://www.almagrafica.com.br/workshop
Comentários
Postar um comentário