Retorno do Fringe, nova curadoria e grande pluralidade artística deverão marcar a 31ª edição do Festival de Curitiba
Produção de um dos mais importantes
eventos culturais da América Latina anuncia a data da edição de 2023,
a abertura dos cadastros para o Fringe e novidades na programação
Curitiba, novembro de 2022 – Os preparativos para o
31º Festival de Curitiba já começaram. A direção de um dos
mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina anuncia que a
nova edição ocorrerá de 28 de março a 9 de abril de 2023, com atrações que
ocuparão teatros, espaços culturais e gastronômicos, e áreas públicas de
diferentes bairros de Curitiba e da Região Metropolitana.
Entre as principais novidades para o
próximo ano está a apresentação da nova curadoria da Mostra Lucia
Camargo, que aponta as principais tendências, estreias e espetáculos de
destaque no cenário do teatro nacional. Para a nova fase, foram convidados para
a equipe, o professor, dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa,
Pós-doutor em Estética e Filosofia da Arte, pela USP e pela PUC-Rio, doutor em
Filosofia pela UFRJ/Universität Potsdam (Alemanha). Como dramaturgo, já
colaborou com diversos diretores entre eles Aderbal Freire-Filho e Marcio
Abreu. Como crítico teatral, colaborou com o jornal O Globo e com a Revista
Questão de Crítica, além de ter sido jurado dos Prêmios APTR e Questão de
Crítica e de ser atualmente (desde 2018) jurado do Prêmio Shell-RJ. Publicou
seis livros e diversos ensaios de crítica literária, cinematográfica e teatral
em revistas especializadas; a atriz, diretora e tradutora Giovana
Soar, Mestre em Teatro pela Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle – e
que de 2001 a 2005 desenvolveu parceria artística com o grupo francês
Théâtre de la Tentative, foi programadora do Teatro Alfa de São Paulo e integra
o quadro da Maison Antoine Vitez, na França. Desde 2004 é integrante da
companhia brasileira de teatro; e a produtora, gestora
cultural, curadora e pesquisadora de políticas culturais, Daniele
Sampaio, que é Doutoranda em Artes Cênicas pela USP, Mestre em Artes da
Cena e Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp, além de autora de vários
livros na área. É fundadora da SIM! Cultura. Atua, desde 2006, em colaboração
permanente com o ator Eduardo Okamoto. Realizou projetos em várias cidades
brasileiras e também no exterior: Suíça, Espanha, Escócia, Marrocos, Kosovo e
Polônia.
"Com alegria recebemos os novos
nomes que irão compor o projeto curatorial do Festival pelos próximos dois
anos, substituindo Guilherme Weber e Márcio Abreu, que fizeram um trabalho
brilhante e que, com certeza, ficará marcado na história da Mostra Lucia
Camargo e de todo o teatro nacional”, comenta Leandro Knopfholz,
diretor do Festival de Curitiba. Para a também diretora do
evento, Fabíula Passini, os diferentes perfis
profissionais da nova curadoria continuarão trazendo pluralidade para a
programação. “São três grandes nomes da pesquisa, do estudo e da gestão
cultural no Brasil. Três perfis com olhares distintos, tanto no setor
acadêmico, como na produção e, até mesmo, na atuação. Acreditamos que a junção
dos três novos curadores trará uma grande profusão artística para a Mostra
Lucia Camargo ”, completa.
Cadastros abertos para o Fringe: Após pandemia, mostra volta de forma reestruturada
O Festival de Curitiba é
um dos mais importantes eventos de artes cênicas do mundo. Parte deste reconhecimento
se deve ao Fringe – mostra aberta sem o crivo da curadoria do
evento, em que companhias de teatro, circo, música, dança, bem como outras
vertentes artísticas, de várias partes do Brasil e de outros países, participam
do evento por meio de cadastro voluntário. Após três anos revogados, por conta
do controle sanitário da pandemia da Covid-19, a mostra volta para a
programação do 31º Festival de Curitiba de forma
reestruturada.
Os cadastros para projetos já
estão abertos e podem ser realizados até o dia 18 de dezembro, por meio da
plataforma online CACO, uma ferramenta que conecta profissionais do setor
cultural, com espaços para divulgação de trabalhos, observações das tendências
da arte e de novas oportunidades, pelo endereço www.caco.show/fringe.
“O Fringe tem uma história de 25
anos, como um grande celeiro e encontro das artes cênicas do Brasil e da
América Latina. Durante essas duas décadas e meia, o cenário mudou, o teatro
evoluiu e a forma de comunicarmos também avançou várias vezes. É por isso que a
cada período o Fringe se reestrutura e, para essa volta tão
significativa, buscamos aperfeiçoar o formato de espaços de apresentações. Será
um belo encontro, onde o público poderá observar as principais tendências das
artes cênicas nacionais e internacionais, novos talentos, estreias, nomes de
destaque do teatro, espetáculos renomados, debates, de forma democrática e
livre, como a cultura e a arte devem ser”, comenta a coordenadora de
produção do Fringe, Priscila de Morais.
Além de uma nova identidade visual,
mais moderna e renovada, o Fringe também passa por uma
manutenção e atualização, abrindo espaço para cadastros de projetos em três
tipos de formatos. O primeiro é em dimensão de “Mostra” – evento que
concentra atividades artísticas com a mesma temática ou conceito proposto por
grupos, coletivos e instituições, com duração de quatro (4) até seis (6) dias,
que contenha no mínimo cinco (5) atividades distintas em pelo menos dez (10)
sessões. O segundo é na configuração de “Rua” – para espetáculos que
serão programados em logradouros públicos de Curitiba e de cidades da Região
Metropolitana, com produção da organização do evento, em formatação em comum
acordo entre artistas e o Fringe. E, por último, no modelo “Independente”
– em que espaços culturais de Curitiba e região, recebem eventos
artísticos ou montam sua própria programação durante o período do Festival
de Curitiba. Nesta configuração, os espaços realizam os procedimentos de
negociação com as próprias companhias. O Fringe também contará com uma novidade
para os participantes da 31ª edição do Festival de Curitiba, uma “Rodada de
Conexões das Artes Cênicas”, que será divulgada em breve.
Além da Mostra Lucia Camargo e do
Fringe, o Festival de Curitiba é composto por vários outros
projetos e eventos culturais e artísticos, que promovem uma grande pluralidade,
como o Risorama – sob os cuidados do humorista anfitrião Diogo
Portugal reúne os melhores performers de stand-up comedy do país; o MishMash –
com o foco em programação familiar oferece atrações variadas como circo,
mágica, malabarismo e comédia para divertir todas as idades; o Guritiba –
voltado ao público infantil e juvenil com espetáculos teatrais e musicais, além
de promover ações sociais itinerantes; o Gastronomix – evento
musical e artístico aliado com o setor gastronômico, carinhosamente chamado de
“quermesse de alta gastronomia”, em que oferece um diverso cardápio criado por
grandes chefs brasileiros, a preços acessíveis, em um clima descontraído;
a Mostra Festival na Rua – que transforma os espaços públicos
durante o período em uma nova rotina da capital paranaense, levando arte para
vários pontos da cidade de forma totalmente gratuita e ao alcance de todos;
o Interlocuções – com programação inteira gratuita, promovendo
debates, oficinas, encontros, lançamento de livros, exibição de filmes e outras
experiências para aprofundar a troca de ideias entre artistas e público; bem
como outras iniciativas artísticas paralelas, que farão parte da 31ª edição do
Festival de Curitiba.
Acompanhe
as novidades pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e pelas
redes sociais oficiais, pelo Instagram @festivaldecuritiba, Facebook
@festivaldecuritiba, Twitter @fest_curitiba, TikTok @festivaldecuritiba
e youtube.com/user/festcuritiba. O Fringe
também mantém seus próprios canais de comunicação, acesse www.fringe.com.br, o Instagram @fringecuritiba e o Facebook @fringecuritiba.
via
assessoria
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