Seguro segue tendência de cuidados com a vida, que vem
superando outras proteções mais tradicionais no país
Além de
cuidar mais da alimentação, crescer o número de pessoas que passaram a realizar
exercícios físicos com mais frequência e pensar com mais critério nos cuidados
psicológicos, o brasileiro acumula mais um indicador de proteção e preservação
da vida: o seguro. O ramo, segundo corretoras e companhias seguradoras,
despontou em 2021 e continua com forte tendência de crescimento.
No ano passado, o ramo de Vida cresceu mais que o de
automóvel na Rede Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes
do país, e em fevereiro deste ano a alta já chega a 79% em relação ao mesmo
período do ano passado, perdendo apenas para o Seguro Rural e RCO
(Responsabilidade Civil Obrigatória). No bimestre, o Ramo de Vida em Grupo
cresceu 64,21% e o Vida Individual teve alta de 25,55% em relação ao ano
passado.
Para Regiane Alves, corretora de seguros especializada em
Vida, proprietária da Lêmures Corretora, localizada em Pará de Minas (MG), toda
a proteção é importante, mas o seguro de vida protege as pessoas. “Além de ser
um seguro com valores bastante atraentes, o seguro de vida protege o ser humano
e aquilo que mais importa: a vida. As pessoas começaram a entender que, ao
segurar a vida, todo o resto estará protegido. Sou encantada por esse setor do
seguro e apenas no ano passado tive crescimento de 33,31% em vendas. Neste ano,
já percebo que a tendência de alta continua e o aculturamento do brasileiro
sobre os benefícios do seguro já é bem maior”, afirma a especialista.
Regiane Alves
Entretanto, o indicador não é percebido apenas pelos
corretores, mas também pelas companhias que durante o ano passado criaram
produtos e campanhas específicas para o Ramo de Vida, voltadas a ajudar o
corretor de seguros a atender melhor o segurado nesse segmento e melhorar sua
performance na carreira.
Na visão da Centauro-ON, especialista em Seguro de Vida e
com um know-how de 30 anos atuando no mercado nacional, as seguradoras que
possuem uma forte atuação no ramo de Seguros de Vida viram um ano de 2021
bastante desafiador, quando níveis da pandemia estavam com alta nos casos
graves, por exemplo, o que afeta de forma significativa a sinistralidade do
setor. “Por outro lado, houve manutenção dos índices de vendas e crescimento da
carteira em níveis nunca vistos em nossa história. Uma situação que nos deixa
comovidos pelas perdas de muitas pessoas, mas que demonstra que o consumidor
mudou seu conceito de prioridades e a proteção do seguro de vida passou a fazer
parte das prioridades da família brasileira”, afirma o CEO, Ricardo Teixeira.
O executivo acrescenta que 2022 segue com a mesma
tendência de crescimento do Ramo, principalmente porque no caso da Centauro, em
específico, a companhia entrou em novos mercados como o Nordeste, com um
apetite maior para analisar negócios não só no Seguro Individual, mas também
para os Produtos de Vida em Grupo e Seguro Escolar. “Um diferencial para os
resultados deste Ramos serem ainda melhores é o corretor especialista no Seguro
de Vida, que analisa o mercado como uma oportunidade que merece foco e
especialização, com investimento em pessoas, aprimoramento e principalmente
tecnologia. Já a parcela da população beneficiada com o seguro no período da
pandemia ajuda a despertar a necessidade de forma coletiva, tornando o
benefício uma proteção importante e vital no nosso dia a dia”, acrescenta
Teixeira.
Ricardo Teixeira
No segmento de Seguros de Vida, a Icatu ultrapassou R$
3,04 bilhões em prêmios emitidos em 2021, evolução de 24% em relação a 2020 -
mais que o dobro da expansão verificada de 11% no desempenho anterior. No
segmento Vida Individual, a companhia registrou crescimento de 38% em relação a
2020. O seguro de vida também ganhou destaque no pacote de benefícios das
empresas, sendo algo valorizado pelos colaboradores. "A pandemia despertou
nas pessoas uma consciência ainda maior sobre a importância da proteção e do
planejamento com relação à vida. Em um momento difícil, levamos mais proteção
financeira a muitas famílias. Prova disso foi o aumento de 48% no faturamento
do Icatu Vida PME, voltado para pequenas e médias empresas, no mesmo período”,
explica a diretora de Produtos de Vida da Icatu, Luciana Bastos.
Em 2021, a companhia atuou fortemente na atualização de
seu portfólio de Vida, trazendo novas coberturas e assistências, mais
facilidade na contratação e no processo de venda, além de adotar melhorias
pedidas por clientes e corretores. “A Icatu entende que o corretor é um
parceiro fundamental para acompanhar a jornada dos clientes e, por isso,
valoriza seu papel de consultor neste processo de sensibilização, de estímulo à
cultura da proteção e na democratização do acesso às soluções de planejamento
financeiro existentes no mercado”, ressalta a diretora.
Luciana Bastos
Já Andreia Araújo, superintendente regional da MAG
Seguros, diz que em 2021 a companhia manteve um ritmo forte de crescimento
anual que se repete nos últimos 15 anos. Se compararo crescimento de 2021 com
relação ao exercício anterior em 2020, a MAG chegou à marca de 46% de
crescimento. Para 2022, as expectativas são ainda maiores. "A MAG Seguros
trabalha com foco na facilitação dos processos de comercialização e otimização
do tempo do corretor de seguros. Nosso constante investimento em tecnologia
começou muito antes da pandemia e foi decisivo para os resultados que
acumulamos sobretudo nos últimos dois anos. Mesmo em meio a um cenário
pandêmico – nunca vivido – onde o isolamento se fazia necessário para
preservação da vida, batemos recordes históricos de vendas. Em todos os
momentos, os corretores de seguros parceiros da MAG se viram amparados para que
pudessem seguir trabalhando, de forma segura, protegendo mais e mais famílias”,
finaliza a gestora.
Andreia Araújo
De 2020 para 2021 a MetLife, além apoiar aproximadamente
8 mil famílias com pagamentos de indenizações por Covid-19, sendo responsável
por quase 5% de todos os pagamentos de indenizações do mercado segurador,
aumentou a comercialização de produtos e soluções em seguro de vida, crescendo
também em volume. Segundo a companhia, este crescimento está consolidado em uma
série de iniciativas que foram implementadas pela MetLife para levar mais
informação e conscientizar todos os públicos com os quais a empresa se
relaciona sobre a importância do seguro de vida, seu uso em vida e a facilidade
na contratação. “Iniciamos o ano de 2022 bastante confiantes com o futuro e com
a retomada, principalmente devido ao crescimento na comercialização de seguro
de vida e na conscientização maior das pessoas sobre a sua importância. Nossa
expectativa é continuar crescendo e ajudando a sociedade, por isso focamos no
mercado PME, maior empregador no Brasil, e para isso estamos implementando
melhorais, com um modelo competitivo baseado em produtos diferenciados,
customizáveis e fáceis de contratar, com agilidade para operar e suporte para o
corretor através de especialistas que geram oportunidades regionalmente",
fala Ramón Gomez, vice-presidente comercial da MetLife Brasil.
Ramón Gomez
Em tempos de pandemia, ficou evidente a importância do
Seguro de Vida para o planejamento financeiro e a proteção familiar. Para
atingir esse excelente resultado, ao longo do ano a Tokio Marine agregou
diversas melhorias aos produtos e fortaleceu o relacionamento com os
Corretores, investindo em uma série de ações comerciais em todo o país. Em
2021, a companhia cresceu dois dígitos, sendo o produto Vida Individual o
grande destaque da Carteira de Pessoas, registrando um crescimento de 50,9%,
bem acima do mercado, que foi de 22,6%. Outro produto importante pela
participação em arrecadação de prêmios foi o Vida em Grupo, que contribuiu com
11,3% acima do ano passado. “Com um trabalho dedicado e comprometido da Tokio
Marine, aumentamos o aculturamento do nosso mercado, conquistando cada vez mais
novos parceiros. Desta forma, encerramos o ano com 15 mil corretores ativos na
carteira de Vida, o equivalente a 44% da base total da companhia”, relata o
diretor Comercial Nacional Vida da Tokio Marine, Marcos Kobayashi.
Há tendência de alta também em 2022 já percebida pela
companhia. “O primeiro bimestre inicia com metas superadas, mantendo a
performance de crescimento e sinistralidade bem abaixo do que tivemos no mesmo
período de 2021. O Vida Individual continua liderando o percentual de
crescimento e deve se manter assim até o final do ano, principalmente pelas
ações comerciais programadas. É indiscutível que a Carteira de Pessoas ganhou
ainda mais destaque e relevância nos últimos anos, principalmente por causa da
maior conscientização sobre a importância do Seguro de Vida para a proteção
familiar, ocasionada pela pandemia de Covid-19”, acrescenta.
Marcos Kobayashi
Para o diretor de Operações e Mercado (COO) da Rede
Lojacorr, Luiz Longobardi Jr., os ramos de seguros de Vida Individual e
Coletivo vêm tendo um bom desempenho em vendas e procura pelo consumidor desde
antes da pandemia e, agora, devido à preocupação com a crise sanitária
pandêmica, a sociedade passou a contratar mais a proteção. “Um diferencial
destes ramos é que muitos possuem benefícios que podem ser usados em vida e não
apenas em sinistros. Isso mostra que o segurado percebe o valor do seguro e
começou a olhar com mais critério os produtos. Isso é essencial para o
aculturamento em relação às soluções que o mercado oferece. Além disso, as
companhias percebem também que o consumidor passou a valorizar mais e a
conhecer mais sobre os tipos de proteção”, afirma o gestor.
Via assessoria
Comentários
Postar um comentário